segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Laos 1: Vientiane

Vientiane
~
~
Chegar ao Laos vindos do Vietname acentua a sensação de que estas devem ser as pessoas mais serenas que já vimos... O sorriso, espontâneo e aberto como o dos vizinhos vietnamitas, é no entanto mais doce e tranquilo, vindo de um lugar onde tudo parece estar bem, onde se tem todo o tempo do mundo, onde tudo se resolve pacificamente, onde a vida é boa. Apesar de entrarmos pela capital, Vientiane, a primeira impressão é de mudança radical em relação ao caos de Hanói. O trânsito flui silencioso, aparentemente sem pressas nem desrespeitos nem horas de ponta. Passeia-se pelas ruas sem encontrões nem multidões. O ritmo desacelera. Há também muitos tuk-tuk, mas o convite só é feito uma vez, ninguém insiste.
~
Faz muito calor. Andámos bastante. Comemos comida deliciosa e barata em tascas locais. Provei pela primeira vez o café do Laos, intenso, amargo e saboroso. Alojámo-nos na zona de Namphou, onde abundam as pensões para mochileiros e há cafés e pastelarias simpáticos. Visitei alguns templos, fui aos mercados, bebi o chá local Mulberry, vi o Patouxai (réplica do Arco do Triunfo de Paris, símbolo da presença francesa no Laos). Conheci o primeiro de muitos jovens monges budistas com quem tive a oportunidade de conversar em toda a viagem. Descobri que, apesar de não poderem jogar futebol e de o lamentarem profundamente, quase todos conhecem o Cristiano Ronaldo e assistem aos jogos de futebol na televisão. Também fiquei a saber que usam os pagodes como forma de financiamento para os estudos, mais do que como expressão das convicções budistas e intenção de encetar uma carreira sacerdotal.
~
Vientiane foi o ponto de partida, e de chegada, para a viagem de mota que fizemos em direcção ao norte, rumo a Luang Prabang. No regresso chovia intensamente e aproveitei para ter uma tarde preguiçosa de leitura numa esplanada, seguida de uma massagem preguiçosa... para mim Vientiane será recordada como a capital mais quieta que conheci.
~
A seguir, Laos 2: de Vientiane a Luang Prabang

(Aqui está o álbum completo da viagem ao Laos)
~

1 comentário:

フィリパ disse...

E descreveste perfeitamente, sem tirar nem por, Laos =)
E as tuas fotografias revelam mesmo essa prsonalidade lao única.
que saudades desse cantinho!
até para a semana linda Li Ling =D