quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Cinema em Macau

Finalmente fui ao cinema, depois de um jejum de 3 meses. Entre 26 e 30 de Novembro vi 5 filmes, o que denuncia o meu desespero em voltar a encontrar um grande ecrã. Logo que possa, adicionarei aqui uns trailers para perceberem como o cinema chinês pode ser interessante. Para já, fica o resumo do festival na página do CCM... e do filme de que gostei mais, a seguir.

O Visor do Cinema Asiático 2008

Em 2008, “O Visor do Cinema Asiático" (VCA) do Centro Cultural de Macau prepara-se para entrar numa nova etapa: a partir de agora, o festival de cinema vai decorrer de dois em dois anos, e cada edição vai focar um país ou região asiática em particular. Mantendo-se fiel ao lado mais alternativo e artístico do cinema oriental, o VCA vai debruçar-se sobre o que está a acontecer num dado país asiático, dos seus cidadãos às suas mudanças recentes. Esta reflexão será aprofundada com vários debates abertos ao público que vão introduzir e analisar cada um dos filmes sobre o país em causa. Este ano, o VCA vai incidir sobre a China, projectando uma selecção especial de filmes e documentários, assim chamando a atenção do público de Macau para o panorama social do nosso país. O crescimento da China nos últimos anos tem sido impressionante, e este rápido progresso também tem afectado a indústria cinematográfica, abrindo espaço para filmes mais variados e artísticos.


冷酷仙境.
Nós Fomos ao País das Maravilhas
We Went to Wonderland
中國.China /英國. Reino Unido.U.K./ 2008 /黑白.P/B.B&W / Betacam / 76’ / A組.Grupo A.Group A
普通話及英語對白,英文字幕.Em mandarim e inglês com legendagem em inglês.In Mandarin and English with English subtitles
導演.Re..Dir:郭小櫓.Guo Xiao-lu

2008鹿特丹國際電影節參展電影
2008布宜諾斯艾利斯國際電影節參展電影

Selecção Oficial, Festival Internacional de Cinema de Roterdão de 2008
Selecção Oficial, Festival Internacional de Cinema de Buenos Aires de 2008

Guo Xiao-lu, autora do aclamado documentário dramático COMO ESTÁ HOJE O SEU PEIXE? (4° Festival de Cinema Asiático de Hong Kong), é a realizadora de NÓS FOMOS AO PAÍS DAS MARAVILHAS, uma invulgar viagem ao ocidente protagonizada pelos seus próprios pais. Filmado em preto e branco, utilizando a função de filmar de uma câmara fotográfica digital, este documentário minimalista conta-nos a primeira e provavelmente última viagem dos pais – o pai dela sofre de cancro – à Europa, mostrando não tanto a clivagem cultural mas sim a compreensão íntima de duas pessoas à descoberta de um mundo maior. Guo permanece invisível por detrás da câmara, com a sua técnica descontraída, as imagens evocadoras, e os dois protagonistas singulares a indicar o caminho.

4 comentários:

フィリパ disse...

ola bela!!! =)

so para dizer que reparei qgora que o link que dei para o meu blog esta errado =P acrescentei-lhe um "e"...

acerca do teu post: que coincidencia, esse tambem foi o meu filme preferido (mas também so fui ver dois =X). o pai é a pessoa mais fofa que pode haver! e a relação entre marido e mulher é tao engraçada! gostei mesmo! tenho pena de ñ ter ido ver o "P.K." (acho que era este) do tao falado idolo chines =PPPP

um beijinho =D

Li Ling 李玲 disse...

Só que não consegui enfiar aqui o trailer, acho que ainda estou verde nisto de blogger ;) Vou ver o teu! Beijinho.

Anónimo disse...

Olá Belinha achei espétacular teres um blog ,e poderes dar a tua openião sobre os flmes e a vida dessas gentes para que nós conheçamos um pouco dessa cultura chinesa , achei lindo e dessa forma nos transmites essa cultura .muitos beijinhos as tuas fotos estão lindas parabéns amiguinha.tb há-des ir ver o meu blog com poesia que faço para alegrar o coração dos amigos.

Li Ling 李玲 disse...

Amigo/a anónimo/a, estou farta de dar voltas à cabeça a tentar descobrir quem possas ser, mas conheço tanta gente, amiguinho/a... Poupa-me de tão grande esforço e manda novo comentário com identificação, pode ser? ;)