sábado, 13 de dezembro de 2008

O Visor do Cinema Asiático: os trailers



冷酷仙境.
Nós Fomos ao País das Maravilhas
We Went to Wonderland
中國.China /英國. Reino Unido.U.K./ 2008 /黑白.P/B.B&W / Betacam / 76’ / A組.Grupo A.Group A
普通話及英語對白,英文字幕.Em mandarim e inglês com legendagem em inglês.In Mandarin and English with English subtitles
導演.Re..Dir:郭小櫓.Guo Xiao-lu

2008鹿特丹國際電影節參展電影
2008布宜諾斯艾利斯國際電影節參展電影

Selecção Oficial, Festival Internacional de Cinema de Roterdão de 2008
Selecção Oficial, Festival Internacional de Cinema de Buenos Aires de 2008

Guo Xiao-lu, autora do aclamado documentário dramático COMO ESTÁ HOJE O SEU PEIXE? (4° Festival de Cinema Asiático de Hong Kong), é a realizadora de NÓS FOMOS AO PAÍS DAS MARAVILHAS, uma invulgar viagem ao ocidente protagonizada pelos seus próprios pais. Filmado em preto e branco, utilizando a função de filmar de uma câmara fotográfica digital, este documentário minimalista conta-nos a primeira e provavelmente última viagem dos pais – o pai dela sofre de cancro – à Europa, mostrando não tanto a clivagem cultural mas sim a compreensão íntima de duas pessoas à descoberta de um mundo maior. Guo permanece invisível por detrás da câmara, com a sua técnica descontraída, as imagens evocadoras, e os dois protagonistas singulares a indicar o caminho.


Como alinhavei na mensagem anterior, o cinema chinês tem sido uma grande e boa surpresa pela sensibilidade, sentido de humor e qualidade da realização. Muitos dos realizadores (que descobri neste festival e graças aos empréstimos generosos de VCDs da minha professora de Cultura Chinesa Han Li Li) são jovens que já não fazem cinema de propaganda como os seus antecessores, mas que inovam na arte, no argumento, nas técnicas. Sei que os meus gostos cinematográficos (e muitos outros gostos) não são normalmente unânimes ou convencionais. Mas, afinal, este blogue é meu! Ignorem ou experimentem, tanto faz.

Aquela experiência mágica da sala escura - o grande ecrã, o som envolvente, o anonimato dos outros espectadores, o esforço de conter a lágrima quando a musiquinha manipuladora explora o meu sentimentalismo (eu deixo-me manipular, choro sempre) ou de conter a gargalhada quando ela apetece porque, como as piadas são subjectivas e nem sempre rimos quando todos riem, não queremos incomodar a sala perdendo assim a feliz discrição do anonimato... ora, aqui não é muito mágica. Já me tinham avisado de que uma ida ao cinema em Macau seria um momento muito colectivo, mas nem esse aviso me poupou da decepção.

Existe aqui toda uma dinâmica à qual sou alheia. Aqui as piadas são objectivas, as lágrimas também devem ser. Porquê? Aqui todos os espectadores (menos eu e os outros 4 ou 5 que lá estavam de boca aberta a tentar perceber) estão sincronizados ao segundo na expressão das emoções. Sabem exactamente quando dizer "AAHHH", "OOOHH", "UUH", e com que tom e intensidade. Eu demoraria muito tempo a interiorizar esta coordenação bizarra do sentimento e da comoção... por isso vou apenas deixar-me estar e abrir a boca nos momentos certos, ou não. Infelizmente, duvido que as boas razões para ir ao cinema se repitam muito, aqui que as salas são poucas e têm de respeitar os gostos da maioria e não os estranhos e pouco convencionais; prefiro contar com a generosidade da minha professora.

Dito isto, os filmes são bons. Vou excluir dois, um porque o achei muito mau e o outro porque foi um teste à minha capacidade de nunca adormecer durante um filme (de que me orgulho) por se tratar de um documentário sobre pescadores no Rio Amarelo que, curiosamente, passaram o filme a pescar... Deixo então a amostra do meu preferido "Nós Fomos ao País das Maravilhas" (acima), já mencionado antes; do PK.COM.CN, o de ritmo mais alucinante e musical e jovem; do filme de encerramento, "Bilhete". Comentem.




PK.COM.CN

中國China / 2008 /彩色.Cor.Color / 35mm / 91’
普通話對白,英文字幕.Em mandarim com legendagem em inglês.In Mandarin with English subtitles
導演.Re..Dir:小江.Xiao Jiang
演員.Elenco.Cast:陳柏霖.Chen Bo-lin, 房祖明.Jaycee Chan, 牛萌萌.Niu Meng-meng

2008烏甸尼遠東電影節參展電影
Selecção Oficial, Festival do Extremo Oriente Udine de 2008
2008上海國際電影節參展電影
Selecção Oficial, Festival Internacional de Cinema de Xangai de 2008

Numa deriva entre ficção e realidade, PK.COM.CN regista os sonhos e os conflitos da jovem geração urbana da China de uma forma despida de preconceitos, com uma desenvoltura visual invulgar e um humor negro levado ao absurdo. Jaycee Chan and Wilson Chen encarnam os dois companheiros do filme, Wenfeng e Yinchuan, que na universidade viveram juntos os ritos caóticos da juventude e a procura de uma identidade pós-moderna. Wenfeng espera rever o seu amigo num encontro de ex-alunos mas, afinal, é a namorada de Yinchuan que aparece e revela a verdade chocante sobre Yinchuan e sobre ele próprio.





車票.Bilhete.Ticket

香港.Hong Kong / 2008 /彩色.Cor.Color / 35mm / 110’ / B組.Grupo B.Group B
普通話對白,中英文字幕.Em mandarim com legendagem em chinês e inglês.In Mandarin with Chinese and English subtitles
導演.Re..Dir:張之亮.Jacob Cheung
演員.Elenco.Cast:左小青.Zuo Xiao-qing, 吳奇隆.Wu Chi-lung, 葉童.Cecilia Yip

Depois do seu reconhecido êxito DUELO DE ASTÚCIA, Jacob Cheung regressa aos dramas humanos plenos de sensibilidade pelos quais é mais conhecido. Yue, uma jornalista, foi abandonada em bebé e não perdoa os pais que nunca conheceu. Ao fazer uma reportagem sobre a trágica história de uma mulher grávida, Yue fica a saber que a sua mãe adoptiva está a morrer e que o seu último desejo é que Yue conheça a sua mãe biológica. Tendo como pista apenas um bilhete de comboio, Yue embarca numa longa viagem pela China para conhecer a sua mãe e saber por que esta a abandonou.

4 comentários:

Ana Duro disse...

let's look at the trailer...
Uuunnnnh...
(estou a avaliar)
....
......
system error

Anónimo disse...

Perecem-me muito interessantes os filmes...
Beijinhos do Daniel e Raqiel

Li Ling 李玲 disse...

Pena que não devem chegar às salas portuguesas, não é? Vão ter de esperar por mim para criar uns ciclos de cinema chinês lá em casa! Ainda bem que passaram por aqui, beijinhos :)

João Gallo disse...

Grande Blog! Well Done! Love it!