terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Bocadinhos de texto: silêncio e tanta gente



"Silêncio e tanta gente"

Maria Guinot

Às vezes é no meio do silêncio
Que descubro o amor em teu olhar
É uma pedra
Ou um grito
Que nasce em qualquer lugar
Às vezes é no meio de tanta gente
Que descubro afinal aquilo que sou
Sou um grito
Ou sou uma pedra
De um lugar onde não estou
Às vezes sou também
O tempo que tarda em passar
E aquilo em que ninguém quer acreditar
Às vezes sou também
Um sim alegre
Ou um triste não
E troco a minha vida por um dia de ilusão
E troco a minha vida por um dia de ilusão
Às vezes é no meio do silêncio
Que descubro as palavras por dizer
É uma pedra
Ou um grito
De um amor por acontecer
Às vezes é no meio de tanta gente
Que descubro afinal p'ra onde vou
E esta pedra
E este grito
São a história d'aquilo que sou.

Onde estavas em 1984? Esta é a letra da canção portuguesa no Festival da Eurovisão desse ano, no tempo em que o Festival da Eurovisão era um grande acontecimento para crianças como eu. Obviamente não me lembrava da música, mas fui rebuscar a ideia às reminiscências publicadas no blogue amigo das Vozes Femininas, apenas porque a Maria Guinot escreveu palavras que hoje me parecem verdadeiras, que hoje me parecem minhas, que hoje senti. Não são orientais, é certo, mas a saudade anda comigo no Oriente, desorienta-me por instantes para me obrigar a encontrar.

9 comentários:

フィリパ disse...

"(...)a saudade anda comigo no Oriente(...)" contigo e comigo!
muito bonito! =)e as fotografias, não fogem nada ao que tu nos habituaste!!
ja eu ponho fotos daquelas =P mas justiça para o meu lado!! publiquei uma bem gira!! =(

Li Ling 李玲 disse...

Percebi agora que tu não és do tempo em que o Festival da Eurovisão era momentoso, nem eras sequer nascida em 1984... estarei a ficar velha? Mas a saudade infecta gente de todas as idades... e alastra depressa em dias melancólicos.

Justiça seja feita para o teu lado, sim, porque no teu blogue Orientme (aproveita a publicidade gratuita que eu tenho muitos visitantes!) os meus leitores podem encontrar as perspectivas muito originais da tua Lomo Diana F+... E eu entendo bem a tua paixão pelas analógicas, ou não fosse a minha idosa minolta a melhor companheira de aventuras!

Li Ling 李玲 disse...

Deixa só corrigir o link para o teu blogue... isto de tentar usar html! Orientme, a ver se agora me orientei.

Lapinbleue disse...

Saudade eterna, que pouco duras. Foi dito por Fernado Pessoa. Além deste verso, também há mais um verso "Deus ao mar o perigo e abismo deu, mas nele é que espelho o céu". Os vossos céus estão desenrolando...

A propósito, querida Isabel, adorei as fotos saídas da tua "idosa" minolta.

Li Ling 李玲 disse...

Cá está o remate poético habitual :) 谢谢!

Ana Bela Cabral disse...

Entre outras, uma das vantagens de termos um blogue é esta sensação de sermos "seguidos", acarinhados e de, por vezes, alcançarmos uma certa sintonia. As fotos são LINDAS! Obrigada. Beijo grande!

Anónimo disse...

Belinha minha querida amiguinha conheci-te em em 1982 eras tu uma criança que brincavas no jardim.Faz lembrar a canção do Carlos Paião, que tanto sucesso teve, esta canção parecias tu e mais o teu irmão .Que saudade eu tenho daquela bonita casinha tão modesta ..... Agora falamos do festival da canção , era realmente um fenómeno que fazia parar o País. assim como o sequim de ouro era a festas dos mais jovens.Ainda sou do tempo do festival de 67 tão interessante. era eu tb uma criança cheia de sonhos, que alguns concretizei. outros guardo para o novo mundo ! Obrigado por me teres transportado á minha infancia ..bjs e tudo de bom para a tua aventura. vai ver o meu blog, está escrito no meu perfil do hi5. Leonor Rocha

Sérgio disse...

Ora cá estou, finalmente consegui descobrir como se colocam comentários nestas modernices. Bonita música, fui ao Youtube vê-la, porque já não me lembrava mas fui transportado num instante para o passado. 1984 - o ano em que entrei na escola, os primeiros medos do mundo exterior, fora das asas da mamã, a primeira paixoneta (chamava-se Susana e era filha da professora eh eh). Belo ano, sem dúvida. Teria sido perfeito se não fosse o desgraçado do Platini a eliminar-nos do campeonato da Europa num malvado prolongamento....
Bom, agora que já sei como isto funciona vou aparecer mais vezes. Não é que escreva alguma coisa de jeito mas pelo menos marco presença :)Continua a dar noticias dessa terra distante.

Li Ling 李玲 disse...

Ora bem-vindo, por fim! Não doeu, pois não? Para quem não se queria expor, começas muito bem com a revelação da tua primeira paixoneta ;) Quer dizer que daqui em diante as revelações vão ficando mais interessantes, passando pelos anos 90 até à actualidade. Já estou curiosa. Em 84 já gostavas de futebol?!

Viajaste mesmo no tempo, eu já quase não me lembrava de ter publicado isto... Às vezes a passagem do tempo é tão surreal. Antes que me ponha com divagações, agradeço a visita! Cá te espero ;) Não é preciso escreveres nada de jeito, mas até escreves! Beijinhos.