quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

6 meses


Há seis meses, saí de casa e iniciei a viagem.
Chorei as minhas poucas lágrimas de saudade antecipada,
gravei na memória o calor dos abraços, ignorei os receios,
esqueci a dúvida numa gaveta do meu quarto.
Mas na mala de vinte quilos veio,
sem que eu soubesse mas sob suspeita,
bem disfarçada entre roupas e livros, a solidão.
Chegou engelhada, sofreu os amassos do tempo,
mas logo depois sentiu-se em casa.
Cresceu-lhe o cabelo, ganhou o peso das incertezas.
Eu fiz-lhe festas, dei-lhe colo,
trouxe-a comigo na mochila de todos os dias.
Passeamo-nos juntas pelos becos, pátios e ruas de nomes ingénuos
à procura de olhares que objectivamente
caibam nas nossas objectivas,
à espera da contra-luz que nos mude as ideias.
Contamos sincronizadas os minutos embaciados do tempo contado,
sintonizamos frequências singulares.
Questionamos a estranheza das coisas,
surpreendemo-nos com a sua fragilidade e inconstância.
Caminhamos com passos esperançosos os caminhos até casa,
esperançadas de encontrar no correio
um alento para os passos do outro dia.
Se não, adormecemos e despertamos as vezes bastantes,
até ter outra vez a certeza.
Sem remordimento nem pena, sem desgosto ou amargura.
Vou levá-la comigo nas malas de todas as viagens,
a pesar-me mais no peito do que nos braços,
nos vagares de qualquer regresso a um sítio qualquer.


5 comentários:

Lapinbleue disse...

"cresceu-lhe o cabelo, ganhou o peso das incertezas" é um verso muito bonito. É uma viagem odisseia, acompanhada sempre por solidão,que faz manter uma consciência lúcida.

フィリパ disse...

Li Ling... essa solidão parece-me mesmo muito simpática, mas olha que eu sou mais!!!! =P
a foto dos peixes... que LINDA!

Ana Bela Cabral disse...

Que momento de inspiração, Amiga! Engoli em seco. Espelharam-se-me as vistas... LINDO! Beijo grande (esperando não ter de esperar mais 6 meses para te rever...)

Unknown disse...

Andas muito introspectiva e a escrever muito bem como é normal em ti.
Por falar em solidão estou a ouvir os fados da Aldina Duarte (ouvem-se muito bem quando estamos sozinhos).
Espero que os teus próximos 6 meses por aí não sejam tão solitários...Acho que vais ter algumas visitas :-)
Beijos
Vitó

Li Ling 李玲 disse...

Visitas? :) Vou finalmente dar uso aos sofás-cama? Que bom!

Provavelmente vão ter de esperar mais de seis meses para me ver de volta mas, como me dizia uma amiga um dia destes, talvez me vejam melhor assim, virtualmente, do que nos dias reais do meu habitat, onde não me mostro tanto... Sou mais visível através dos sinais de fumo com que comunico a partir deste lado do mundo. Estou sempre à espera do fumo de volta!

Muitos beijos.