quarta-feira, 15 de abril de 2009

Viagem na província de Guangdong 广东: Shenzhen 深圳, Dongguan 东莞, Cantão 广州

Crédito: Alba García Troya
~
Na semana passada,
visitei a província de Guangdong 广东 durante 3 dias,
na companhia dos colegas, da Cui Laoshi e da Sandra Ip.
Segue-se a reportagem fotográfica.
Não sou pessoa de excessos,
a não ser quando tenho nas mãos a minha velhinha Minolta.
E a minha velhinha Minolta está muito acabada... mas, apesar das artroses de que sofre ultimamente, achei que não devia abandoná-la em casa e ela lá se arrastou comigo, não sem esforço.
Peço então compreensão para o nosso desempenho: façam de conta que passámos estes 3 dias não a fotografar cenários, mas a pintá-los em telas impressionistas, a ensaiar pinceladas apesar e através da vista turva, a lutar contra a ferrugem da idade, sempre a tentar dissipar as nuvens negras que se nos atravessavam no caminho.
É o melhor que consigo para justificar a desfocagem de fotografias que bem podiam ser das melhores que já fiz.
~
Visitámos 3 cidades:
Shenzhen 深圳, Dongguan 东莞 e Cantão 广州.
Acompanhem-nos na visita a templos, museus e jardins e, mais curiosamente, nos muitos quilómetros de estrada irregular num autocarro de fraca suspensão, ao longo de paisagens de prédios sem fim, indústrias concentradas, fumos dúbios e muitas obras - porque passámos as cidades-fábrica do Sul da China, pela preparação para os Jogos Asiáticos de 2010, por causa da constante renovação instituída num país onde a tradição dita a reverência aos mais velhos mas o pragmatismo (ou outra vantagem competitiva qualquer) manda o que é velho dar rápida e desrespeitosamente lugar ao que é novo, mesmo que seja feio e triste...

~
Parte 1: Vistas gerais, gentes, sítios
~
Crédito: Alba García Troya
~
Parte 2: Estrada, obras, gente na estrada, gente nas obras
~
~
Parte 3: Uns toques de luz
~

14 comentários:

安烈 disse...

Belo post e belas fotos, como sempre!
Quase quase que fiquei com vontade de ter ido também :)

Beijinhos

Li Ling 李玲 disse...

Bem-vindo ao meu blog, An Lie! Pois eu também gostava que tivesses ido, foi uma pena (sem quases)... Beijinho.

Ana Duro disse...

Opa, dá para irmos a Cantão quando estiver po aí??
Fiquei fascinada, apesar das artroses da "minolta"...
Beijos

♥♥♥♥♥ Jennifer™® ♥♥♥♥♥ disse...

your blog is very nice

Susana disse...

Cá vai o meu 1.º comentário, que só podia focalizar-se num grande elogio à tua bela fotografia.
AS fotos estão fabulosas!!!
Não imagino o que deves estar a sentir quanto à velhice da tua fiel companheira Minolta e se tu o dizes eu acredito, embora ache que se nota tão pouco que só serve para valorizar ainda mais as tuas fotos...
Parabéns pelo blog :)
Beijinhos

Susana,
Alcobaça

Li Ling 李玲 disse...

E bem-vinda, Susaninha! Não queres pensar em juntar-te à Ana na vinda a Macau no Verão? Podemos ir às estradas de Shenzhen e Cantão tentar reencontrar as caras e as coisas que vos impressionaram... ;) Obrigada por andarem por perto! Beijos.

Thank you Jennifer! Come and visit any time you like. I'll be around!

フィリパ disse...

Prometo que para a proxima a minha Diana te tira um retrato mais digno de ser publicado!
ja tu so tiras retratos dignos disso!!! so agora vi com mais atençao e, cortes a parte, as fotos estao espetaculares!
E rematares tudo com a Cui é um promenor engraçado. "Contar historias",é um facto ;)
Beijinhos

Lapinbleue disse...

quero também deixar a minha voz de apreciação aqui. Não sou pessoa de excessos, a não ser quando encontrei coisas sensíveis que incidem no meu coração. Foi desta vez que as fotos me prendem. Para mim, o mundo de fotos é apenas uma ilusão preferida, mas fico contente por ser "enganada" por essas fotos.

フィリパ disse...

estava eu muito bem aqui a passera-me, porque não devo mesmo ter mais nada que fazer (not!), e vi a enorme gafe que cometi!!! e nem tinha reparado!! era *pORmenor que queria ter escrito -_-'
enfim, ja agora comento aqui... a musica é gira.. andas com uns achados chinese.s =)
*

Li Ling 李玲 disse...

Ó 蓝琴心, não é assim tão grande nem tão grave, é mais uma gralha que uma gaffe, acontece a qualquer um ;) Ainda bem que vens passear para estes lados quando não te apetece fazer outras coisas (mais importantes não é?), como te entendo. Vamos lá arranjar coragem...

Patrícia disse...

Bem-hajas por me levares contigo a conhecer essa parte do mundo. A tua minolta é daquelas máquinas que foram feitas para durar várias vidas, e com ela a acompanhar-te mostras instantaneos da tua viagem "fabulásticos". Beijinhos da tua primoca.
PM

Unknown disse...

É desta que te viras para o digital?
Se não for desta, e se as artroses da Minolta (que só ainda tirou fotos em 3 continentes, logo não teve o uso que merecia...) forem "mais ou menos fatais", o máximo que o tiozinho pode fazer é levar-te a FM2, até porque tens jeito para a 50mm!!!
Beijos.
(Está quase.)

Anónimo disse...

Muiiito........muito obrigada por mais uma fantástica e excelentem/ documentada viagem......

Continuarei a seguir o seu roteiro, Isabel........ pois deixam-me sempre com àgua na boca"

Gostei de vos rever.

Continuem bem. Abraço para todos,
graça seco

Li Ling 李玲 disse...

Espero que a Graça volte a acompanhar-nos em aventuras qualquer dia... quando?

Jorge, a minolta ainda há-de fazer os 2 continentes que lhe faltam; com a tua idade já devias perceber que é injusto pôr de parte quem está sujeito aos sinais do tempo... a Ícia tem razão, ela tem várias vidas, há-de ir comigo quando eu for aprender... quechua ou australiano ;) Ainda assim, sou bem capaz de aceitar o máximo que o tiozinho pode fazer.

Obrigada a todos os companheiros de viagem!