sábado, 11 de abril de 2009

Cinema em Macau

Já acabou o Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Macau. Da selecção de filmes do 33º Festival Internacional de Cinema de Hong Kong, havia vários que tinha planeado ver. Surgiu um trabalho inesperado no fim-de-semana e acabei por ver apenas um: "I've Loved You So Long". Deixo os trailers dos outros que queria ter visto... ficam para uma próxima sessão, noutro sítio qualquer.
1.


別問愛是誰.Tanto Tempo Te Amei
I’ve Loved You So Long

10.04.2009 星期五.Sexta.Fri 21:30
法國.França.France / 2008 / 彩色.Cor.Color/ 35mm / 117’
法語對白,中英文字幕.Em francês com legendagem em chinês e inglês
In French with Chinese and English subtitles
導演.Re.Dir:菲力蓋迪.Philippe Claudel
演員.Elenco.Cast:
Kristin Scott Thomas, Elsa Zylberstein, Serge Hazanavicius


O filme começa com a mulher de meia-idade, Juliette, sentada num terminal de aeroporto, abstraída e mal vestida. Aguarda pela sua irmã Lea, com quem pouco esteve nos últimos há 15 anos. Lea convida Juliette para viver em sua casa, mas o marido de Lea opõe-se. Depressa se vem a saber que Juliette acaba de sair da prisão. A natureza do seu crime revela-se gradualmente no decorrer deste drama minuciosamente construído, culminando num emotivo desfecho. Kristen-Scott Thomas (d’O Paciente Inglês) oferece-nos um desempenho monumental no papel de Julliette, uma mulher assombrada pelo seu passado e que é levada a sair do seu casulo graças ao amor da irmã.

2.


低空飛行的天使.Vaclav

05.04.2008 星期日.Dom.Sun 19:30
捷克.República Checa.Czech Republic / 2007 / C組.Grupo C.Group C
彩色.Cor.Color /35mm / 97’
捷克語對白,英文字幕.Em checo com legendagem em inglês
In Czech with English subtitles
導演.Re.Dir:Jiri Vejdelek
演員.Elenco.Cast:Ivan Trojan, Emilia Vasaryova, Jan Budar, Jiri Labus


"Vaclav" é um filme representativo do cinema do Leste Europeu, no seu humor populista e drama proletário. Baseada em factos verídicos, a história acompanha o malfeitor Vaclav Vingl que sofre de ligeira deficiência mental e espalha o caos na sua aldeia natal. Os filhos estão fartos dele, mas a mãe insiste, para desagrado de toda a povoação. Constantemente gozado e solitário, o seu único amigo é um pai imaginário há muito falecido. As coisas complicam-se e conduzem a um final dramático quando Vingl se apaixona por Lida, que por acaso namora o irmão dele. O desempenho de Ivan Trojan é uma revelação num filme que, certamente, se tornará num favorito do público.

3.

大絕食.Fome.Hunger

12.04.2008 星期日.Dom.Sun 21:30
英國.Reino Unido.UK / 2008 / 彩色.Cor.Color/ 35mm / 96’
英語對白,中文字幕.Em inglês com legendagem em Chinês
In English with Chinese subtitles
導演.Re.Dir:史提夫麥昆.Steve McQueen
演員.Elenco.Cast:
米高法斯賓達.Michael Fassbender, Stuart Graham, Helena Bereen

De longe uma das estreias mais aclamadas em termos de realização na memória recente, “Fome” é uma obra devastadora acerca da greve de fome de Bobby Sands, um membro capturado do IRA (Exército Republicano Irlandês), com ressonâncias na actual “guerra contra o terorrismo”. Nela, observamos com dolorosa minúcia a vida no Bloco-H de Maze Prison, incluindo os espancamentos brutais depois do “protesto sujo” até aos constantes interrogatórios, que deixa os agentes, como Raymond Lohan, paranóicos relativamente à sua segurança. Porém, a acção principal pertence à conversa entre Sands e o seu padre – uma cena impressionante dos pontos de vista teatral e cinematográfico.

4.

愛情回水一日遊.Meu Querido Inimigo
My Dear Enemy

05.04.2008 星期日.Dom.Sun 21:30
南韓.Coreia do Sul.South Korea / 2008 / 彩色.Cor.Color /
35mm / 123’
韓語對白,英文字幕.Em Coreano com legendagem em inglês
In Korean with English subtitles
導演.Re.Dir:李潤基.Lee Yoon-ki
演員.Elenco.Cast:
全度妍.Jeon Do-youn, 河正宇.Ha Jung-woo, Il-hwa Choi

“Quero o meu dinheiro,”diz friamente Heui-su ao seu ex-namorado Byeong-woon, depois da separação de um ano. Aparentemente, Byeong-woon deve-lhe 3,500 dólares e ela está determinada a receber o seu dinheiro de imediato. O que se segue é uma encantadora viagem entre duas pessoas que, claramente, ainda sentem afecto uma pela outra, apesar da atitude hostil de Heui-su e da atitude agressiva e irresponsável de Byeong-woon. O sucesso do filme advém da química natural entre o incomparável Jeon Do-yeon (“Sol Secreto”) e Ha Jeong-woo (“O Perseguidor”). O estilo emocionante de Lee Yoon-ki sublinha a forma inteligente com que o filme se desenrola.

Página do Centro Cultural de Macau

3 comentários:

フィリパ disse...

querida Isabel, pedido concedido. peço desculpa =/
quanto ao festival, esqueci-me completamente!!! so me lembrei dele ontem a noite. tinha ainda assim uma selecção dos que queria ver, mas nada. pode ser que outro venha, com esperanças.
beijinhos

Lapinbleue disse...

Fui ver o fome - o filme de encerramento. Há muitos momentos chocantes e cenas acerca de combate à força prendem. Quando torturas física e mental nunca forem taboos, mas sim como meios de ganhar uma nova vida, a morte não é nada horrível. Respeito a vida, mas a vida sem respeito não é nada melhor que a morte. É a minha interpretação.

Li Ling 李玲 disse...

Deve ter sido muito bom! Foi mesmo uma pena tê-lo perdido... vida de freelancer não é fácil ;) E sim, esperamos que ainda haja mais! Se não, amigas, temos sempre o cineteatro, com barulho de sacos plásticos, cheiro de comida e patas de aranha é certo... mas talvez ainda seja melhor do que nada. Vemo-nos numa sala perto de nós!