domingo, 29 de março de 2009

Lamentos de Dhafer Youssef



Afinal estou rendida às boas surpresas da cena cultural de Macau. Ontem vi e ouvi Dhafer Youssef e a sua banda, atraída pelo rótulo de "Jazz eléctrico". Afinal, não há rótulo possível... é mais jazzístico do que esperava, mais electrónico do que podia prever, mais groove e mais lounge, imprevisível e indefinível. Afinal, houve momentos arrepiantes no piano, lamentos árabes no alaúde, desvarios na bateria, a força discreta do estranho e magro contrabaixo, os sons primitivos na voz do próprio Dhafer... foi um grande concerto. Mas eu deixo a crítica para os especialistas, e duas amostras: acima, L'Ange Aveugle acompanhado de fotografias absolutamente fabulosas de Claude Renault; e 27th Century Ethos, um dos temas do mais recente álbum Divine Shadows, ontem apresentado no CCM.






Dhafer Youssef - "Sombras Divinas"

"Justapõe a música antiga, mística e hipnótica do Sufismo com as texturas do jazz eléctrico" - Time Out (RU)

O cantor e músico tunisino Dhafer Youssef é uma das figuras mais apelativas da "World Music", fazendo a ponte entre as tradições musicais arábicas e os novos horizontes da contemporaneidade. Nas suas mãos, as duas culturas fundem-se numa música espiritual e reflectiva, passional e estimulante, que vai certamente arrebatar os ouvintes mais maduros da "World Music".

Estando enraizada na música mística do Sufismo Islâmico, as composições de Dhafer Youssef vão beber a diferentes influências como o jazz, a electrónica, e o rock. Com uma personalidade vocal profundamente tocante, uma atitude séria ao oud (o alaúde árabe), composições de tonalidades arábicas encantadoras, devaneios eléctricos "lounge" e uma panóplia de sons de fusão, este músico tunisino figura entre as estrelas mais cintilantes deste céu de cruzamento de estilos.

A viver e a trabalhar na Europa desde 1990, Youssef cria música que tanto pode ser profunda como leve, complexa, "funky", dolorosamente romântica, por vezes sendo tudo isso numa só canção. O ritmo da sua música convida ao relaxamento, e é plena de atmosfera, de "groove", sentindo-se a qualidade do desempenho dos músicos, mas de uma forma raramente complacente consigo própria.

No projecto "Sombras Divinas" (Divine Shadows) através do uso dos elementos mais positivos do nu-jazz, Youssef e o seu parceiro, o guitarrista Elvin Aarset, criaram um som novo de uma tamanha beleza intemporal que podemos imaginá-la a ocorrer em qualquer dos últimos mil anos. É o som da humanidade que ecoa por todos nós, uma universalidade que mexe com algo escondido dentro de nós que desconhecíamos existir, e o que Youssef faz imbuir este som com uma relevância contemporânea, aproveitando o potencial libertador da tecnologia.

Página do Centro Cultural de Macau
Página oficial de Dhafer Youssef

6 comentários:

フィリパ disse...

confesso que para jazz cativou!
o piano foi sem duvida a minha parte favorita, aquelas duas primeiras musicas que apanhamos estavam muito boas =)
macau pelos vistos sabe fzr boas propostas culturais =)
beijinhos

Li Ling 李玲 disse...

Tão boas são as propostas que na próxima semana lá estaremos para o Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Macau... falta fazer a nossa selecção! Não é fácil. Beijinho.

Lapinbleue disse...

ontem também fui ao CCM assisitr ao Concerto duma Banda da África. Foi bom ver um espectáculo energético que sempre se sente falta em Macau.

Graça Seco disse...

Isabel,

muito obrigada por partilhar os seus dias soltos por Macau e .....ainda.... as suas incursões pelos diferentes estilos musicais de "aqui e além mar"....

é muito bom poder "viajar" ao seu lado!

continue a presentear-nos com os seus "diferentes" olhares e com a sua escrita tão envolvente!

um boa noite lusitano,
graça seco

平安 Salomé disse...

李玲 Li Ling
amei mesmo as tuas fotos! nesta envolvência que a música oferece, apreciar estas fotos com cores, formas, perspectivas... espectaculares!.. com uma pitada de texto à mistura que nos encaminha num trilho mental e imaginário... e lá estou eu a viajar contigo.. a olhar as mesmos quadros reais! continua amiga!
平安 Píng An (Salomé)

Li Ling 李玲 disse...

平安,欢迎!Espero que em breve viajes comigo... pessoalmente! Obrigada por apareceres, vai dando notícias :) Beijinhos, bom chinês!