sábado, 13 de junho de 2009

"3 Pianos" em Macau

Depois de perder a oportunidade de vê-los em Portugal, recuperei-a aqui, num grande concerto. Deixo uma amostra no "Sonho dos Outros", um dos temas do Sassetti de que mais gosto, aqui tocado a 6 mãos. Outros temas lindos foram a "Menina e o Piano" do Laginha, o tema chinês tocado pelo Burmester e sempre a cumplicidade algo improvável dos 3, afinal tão natural.


Bernardo Sassetti, Mário Laginha e Pedro Burmester. Trinta dedos, seis mãos para 3 pianos. Três dos mais conceituados pianistas portugueses. Da música clássica, que formou os três, aos sons mais livres do jazz - que sempre fez parte das carreiras de Laginha e Sassetti - apresentam em palco um acto de partilha, mostrando uma grande cumplicidade e prazer em tocar em conjunto. São estes universos distintos, ainda que com raízes próximas, que se cruzam e enriquecem neste projecto. O resultado desta experiência invulgar, ao invés de realçar as diferenças entre os géneros, procura fundi-los, amalgamá-los, despi-los dos seus sons mais usuais. 3 Pianos é um momento musical sublime, tocado com uma finesse e brio extraordinários.

2 comentários:

Ana Duro disse...

De repente é com se eu estivesse estado aí! Consigo até visualizá-los!...opostava em como o Laginha estava com uma pernita engessada ;-)
Bjos

Li Ling 李玲 disse...

Sim, o simpático Laginha ainda andava manco o que, felizmente, não lhe afectou as mãos ;) Grande concerto, ainda mais memorável por causa da grande queda que sofri a caminho, quase ficava engessada também. Um beijo.