quinta-feira, 21 de maio de 2009

Teatro em Macau: Dóci Papiaçám di Macau

Letrado Chapado (Patrono de Gema)
Geraldo, o estagiário em advocacia, é atirado para o mundo forense no momento em que entra no escritório do seu patrono. Trabalhador, honesto e ingénuo, confronta-se com a realidade profissional do foro, que nada tem a haver com os casos de escola que aprendera na Universidade. O mundo fascinante e implacável da advocacia, onde a paixão nem sempre anda de braço dado com a frieza da técnica, leva o jovem aprendiz a interrogar-se sobre a razão de ser do advogado. Eis o tema deste trabalho do Grupo de Teatro Dóci Papiaçám di Macau! Sendo o único grupo de teatro local a honrar o dialecto macaense, o patuá, o Dóci Papiáçam é já um dos favoritos do Festival de Artes de Macau, apresentando todos os anos uma nova peça plena de humor sobre os traços particulares da região. Com legendagem em chinês e português.

Fui ao Teatro. Dóci Papiaçám di Macau é a companhia de Teatro local, dedicada a manter vivo o patuá, o crioulo macaense. O encenador fala dos 15 anos do grupo:



Patuá
Língu di gente antigo di Macau
Lô disparecê tamên. Qui saiám!
Nga dia, mas quanto áno,
Quiança lô priguntá co pai-mai
Qui cuza sä afinal
Dóci papiaçam di Macau?

Tradução para português
A língua da gente antiga de Macau
Vai desaparecer também. Que pena!
Um dia daqui a alguns anos
A criança perguntará aos pais
O que é afinal
A "língua doce" de Macau?

2 comentários:

Lapinbleue disse...

Tenho todo o gosto de ver a divulgação desta língua doce. vou incluir o poema referido no teu texto na minha Antologia.

Li Ling 李玲 disse...

谢谢 por mais uma manhã no albergue, por mais um almoço na sua companhia, pela generosidade e espírito aberto que nos acompanhou estes meses em Macau... vai fazer-nos falta em Pequim! Um beijinho, HLL.