segunda-feira, 6 de outubro de 2008

40 dias


40 dias. Não sei se parecem muito tempo, não sei se acabo de chegar. O tempo aqui é outro, o meu nome aqui é outro; apalpo os dias enquanto tento descobrir se eu também sou. Outra (ou não duvidasse já o Mário de Sá Carneiro).

Há dias alguém me perguntava por que preciso fazer aqui o ninho se sei que, mais 300 dias menos 300 dias, me vou outra vez embora; por que me rodeio de tapetes e panelas, chávenas e toalhas, se sei que esta casa numa rua velha da Macau antiga é uma tenda perecível. Acontece que a rotina, que na minha vida normal tanto me desconcerta e satura, é aqui essencial. Criar gestos mecânicos com horários mais ou menos previstos, percorrer caminhos iguais todos os dias sabendo que os vendedores da Rua dos Ervanários estarão nas suas lojas a ver-me passar à hora do costume, chegar a casa e ter à espera uma certa simetria (dentro da minha) lógica faz-me sentir bem, segura, inteira. A lógica tem destas coisas... As palavras e as percepções que elas traduzem podem mudar com as mutações dos meridianos e paralelos da nossa realidade. Perdoe-me quem não me conhece a faceta divagadora. É que não consigo evitar a ilusão, nesta estreia enquanto escritora de blogues, de que este espaço é próprio para introspecções e confidências, logo eu tão avessa à exposição.

Vejam antes o que eu vi, o que eu vejo, nas minhas divagações mais físicas. Em Macau, aos 40 dias da minha andança asiática:



Leal Senado, San Malo


A-Ma



Concurso de fogo de artifício, Torre de Macau




Sonia e Yolanda

Carol, Annie

Daniel, Charles e Federico

4 comentários:

Ana Duro disse...

que saudades tenho dessas divagações, outrora audíveis, palpáveis...

Anónimo disse...

Que tudo lhe corra bem, por essas paragens tão longínquas, Li Ling (que giro este seu nome asiático, gostei).
Muitos beijinhos
Teresa

Ana Bela Cabral disse...

Como eu entendo a tua necessidade de simetria! Lembras-te? Falámos disso algumas vezes... É o nosso "porto seguro", a nossa âncora... Beijo!

Anónimo disse...

Depois de 40 dias...... mais coisa menos coisa... sinto que a sua simetria... a sua lógica...... começam a aconchegá-la.

Votos de imenso bem-estar, guiada pelas boas estrelas do Oriente.

Abraço de saudaxde,
gseco